terça-feira, 9 de outubro de 2007

[mostra]


Mostra de Cinema de SP vai discutir "crise da cinefilia"
SILVANA ARANTES
da Folha de S.Paulo

Depois de anunciar os mais de 400 filmes programados para a 31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o fundador do evento, Leon Cakoff, afirmou, no último sábado: "A cinefilia está em crise. Nós, críticos, estamos perdendo a credibilidade".
A partir dessa constatação, Cakoff decidiu transformar os rumos do cinema e o papel que corresponde à crítica na era da revolução tecnológica em tema central de discussões da próxima Mostra (de 19/10 a 1º/11).
O escritor, crítico e atual diretor da Cinemateca Francesa, Serge Toubiana, aceitou coordenar os debates em torno da questão. A Mostra promoverá ainda o lançamento da edição brasileira (pela Cosacnaify) do livro de ensaios "A Rampa" (1983), do crítico francês Serge Daney, cujo título, na opinião de Cakoff, sintetiza a função da crítica, atualmente em xeque.
"A crítica deveria construir, com o cinema, um pensamento humanitário e filosófico, e não apenas dizer se um filme é bom ou ruim", afirma. "Sou crítico. Caiu a ficha. Estamos perdendo [a comunicação com] a platéia. Hoje, a cinefilia não é mais como no meu passado", observa.

Nenhum comentário: