quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

[Golden Globes 2008]

Em parênteses, a ordem decrescente de chances do concorrente na categoria, na minha opinião.

Melhor Filme - Drama
(5) American Gangster
(3) Atonement
(4) Eastern Promises
(7) The Great Debaters
(6) Michael Clayton
(1) No Country for Old Men
(2) There Will Be Blood

The Great Debaters? Ahn? Alguém tinha ouvido falar qualquer coisa sobre esse filme? É a indicação mais estranha para o grande prêmio da noite. Michael Clayton, Eastern Promises e American Gangster dividem chances mínimas de ganhar. Atonement pode até surpreender, mas a disputa mesmo está entre No Country for Old Men e There Will Be Blood. Seria legal ver o P.T. agraciado com o prêmio, mas essa acho que os Coen levam.
[Senti falta de: I'm Not There]

Melhor Filme - Musical ou Comédia
(4) Across The Universe
(3) Charlie Wilson's War
(5) Hairspray
(2) Juno
(1) Sweeney Todd

Hairspray deve ser legal, e só. Nada que ganhe um prêmio tão importante. Juno aparece como o filme independente, está sendo bastante elogiado, mas como filme independente, só está aí marcando presença mesmo. Across The Universe dividiu os críticos, e acho que não ganha nada não. Aqui, a indicação interessante é Charlie Wilson's War, comédia dramática do Mike Nichols. Mas acho que é só interessante mesmo. O prêmio, provavelmente o mais certo noite, vai para Sweeney Todd.


Melhor Ator - Drama
(-) George Clooney – Michael Clayton
(1) Daniel Day-Lewis – There Will Be Blood
(-) James McAvoy – Atonement
(-) Viggo Mortensen – Eastern Promises
(-) Denzel Washington – American Gangster

Aqui realmente está confuso. Com exceção de James McAvoy, são todos atores experientes. Viggo Mortensen está muito bem em Eastern Promises, e os outros eu não vi, mas Daniel Day-Lewis tem sido apontado como favorito.


Melhor Atriz - Drama
(2) Cate Blanchett – Elizabeth: The Golden Age
(1) Julie Christie – Away From Her
(4) Jodie Foster – The Brave One
(5) Angelina Jolie – A Mighty Heart
(3) Keira Knightley – Atonement

Jodie Foster e Angelina Jolie não ganham. Keira Knightley não tem minha simpatia. A disputa fica mesmo entre Julie Christie e Cate Blanchett. A última está sempre bem em cena, mas já é consagrada. Julie Christie há muito não aparece e volta fenomenal no filme da Sarah Polley e acumula mais chances.


Melhor Ator - Comédia
(1) Johnny Depp – Sweeney Todd
(3) Ryan Gosling – Lars and the Real Girl
(4) Tom Hanks – Charlie Wilson's War
(2) Philip Seymour Hoffman – The Savages
(5) John C. Reilly – Walk Hard: The Dewey Cox Story

Ryan Gosling é um dos melhores atores desta nova geração, mas ainda não achou o seu grande papel. Se não ganhou com Half Nelson, não deve ganhar aqui. A época de Tom Hanks já passou, e o único prêmio que ele deve ganhar algum dia é pelo conjunto da obra. Philip Seymour Hoffman estreou um número considerável de filmes esse ano e não fez nada de tão interessante. John C. Reilly também é bom, mas não ganha. Mesmo se tivesse concorrentes mais fortes, Johnny sairia vencedor.


Melhor Atriz - Comédia
(3) Amy Adams – Enchanted
(4) Nikki Blonsky – Hairspray
(5) Helena Bonham Carter – Sweeney Todd
(1) Marion Cotillard – La Vie En Rose
(2) Ellen Page – Juno

A categoria de melhor atriz comédia se contrapõe às outras categorias de atuação. Aqui, o número de atrizes jovens é grande. Nikki Blonsky ou Amy Adams, acho difícil. Helena Bonham Carter teria mais chances, ainda que pequenas, se fosse indicada ao prêmio de coadjvante. A disputa fica entre Ellen Page e Marion Cotillard, que deve levar o prêmio pela sua elogiada atuação como Edith Piaf.


Melhor Ator Coadjuvante
(2) Casey Affleck – The Assassination Of Jesse James By The Coward Robert Ford
(1) Javier Bardem – No Country for Old Men
(4) Philip Seymour Hoffman – Charlie Wilson's War
(5) John Travolta – Hairspray
(3) Tom Wilkinson – Michael Clayton

John Travolta travestido deve ser engraçado e só. Tom Wilkinson assim como o Hoffman, o coadjuvante de luxo, são ótimos atores, mas tem poucas chances. A disputa está mesmo entre Casey e Bardem. Não vi The Assassination... mas o Bardem está perfeito como o psicopata Chigurh. Difícil desbancar ele.


Melhor Atriz Coadjuvante
(2) Cate Blanchett – I'm Not There
(4) Julia Roberts – Charlie Wilson's War
(-) Saoirse Ronan – Atonement
(1) Amy Ryan – Gone Baby Gone
(3) Tilda Swinton – Michael Clayton

Eu sou apaixonado pela Cate, e apesar de ter ganhado o prêmio em Veneza, o trabalho mais elogiado recentemente tem sido o de Amy Ryan no filme do Affleck. Julia Roberts carregará para sempre o estigma de "queridinha da América". Tilda Swinton é uma grande atriz, mas está concorrendo por um filme em que a cena é dividida com outros grandes atores, o que diminui a chance de todos. Quanto a Saoirse Ronan, prefiro não opinar.


Melhor Diretor
(2) Tim Burton – Sweeney Todd
(1) Ethan Coen – No Country for Old Men
(3) Julian Schnabel – The Diving Bell And The Butterfly
(5) Ridley Scott – American Gangster
(4) Joe Wright – Atonement

Julian Schnabel fez uma das películas mais comentadas do ano, mas é um nome desconhecido. Joe Wright vem trabalhando na mesma linha do seu filme antecessor, e não encontra candidatos fracos pela frente. A disputa está mesmo entre Tim Burton e o Coen. É a disputa mais acirrada, junto com melhor filme, e apesar de adorar o trabalho do Burton, fico com o Ethan.
[Senti falta de: Ang Lee, Todd Haynes]


Melhor Animação
(2) Bee Movie
(1) Ratatouille
(3) The Simpsons Movie

A parceria Brad Bird/Pixar deu muito certo novamente e Ratatouille foi a animação do ano, indiscutivelmente. The Simpsons Movie foi apenas um episódio grande da série e Bee Movie faz mais sucesso por causa do Seinfeld do que outra coisa.


Melhor Filme em Língua Estrangeira
(2) 4 luni, 3 saptamani si 2 zile
(3) Scaphandre et le papillon, Le
(5) The Kite Runner
(1) Se, jie
(4) Persepolis

Difícil tentar prever este aqui também. O vencedor de Cannes contra o vencedor de Veneza no páreo. Da disputa, acho que sai vencedor o filme do Ang Lee, perfeito, e lembrado apenas aqui. O Escafandro e a Borboleta vem logo atrás, mas um pouquinho longe. Existe um certo falatório ao redor de Persepolis, mas para mim, não passou ainda de uma animação simpática. The Kite Runner é o filme que eu não quero que ganhe.



As categorias de Melhor Roteiro, Canção Original e Trilha Sonora prefiro não comentar agora. Só queria lembrar a ausência da trilha do Alexandre Desplat, a maior injustiça até aqui.

Nenhum comentário: