domingo, 8 de julho de 2007

estréia

Aqui estou, mais uma vez (talvez a terceira) me aventurando no mundo das exposições internéticas. Dessa vez falando de algo que gosto: a famigerada multimídia, seus processos de integração, e a sua influência no meio. Colocarei aqui minha análise de filmes, comerciais, videoclips, revistas, livros, álbuns, músicas, bandas, séries, programas de tv, sites, entre tantos outros. O que vier à mente eu posto. A idéia inicial era criar um blog de filmes, mas isto exigiria mais tempo e dinheiro do que possuo.
De início, gostaria de deixar aqui a minha visão de cultura, já que, não obstante ao óbvio parágrafo anterior, não sairei deste campo. Não pretendo definir cultura. Todos aprenderam isto no colégio e, quando aprenderam, entraram em discussões intermináveis que iam da sala de aula com os professores até à mesa do bar entre amigos, com direito à intervenções calorosas e apaixonadas para cada posicionamento. Cada qual tem uma convicção sobre cultura, e a defende com paixão, pois nela suporta todo o seu repertório cultural. Logo, não caberá a mim definir cultura, não possuo tal mérito. Estaria ofendendo a muitos de uma vez só, e este não é o meu propósito. Apenas deixarei aqui escrito o que eu acredito, porque acho importante à quaisquer pessoas que chegarem a tal endereço, a necessidade de conhecer um preconceito, ao mesmo tempo meu e sobre mim.
Acredito que existe cultura com qualidade, tanto quanto a desprovida de tal. Que pode ser uma ferramenta de manipulação, controle de massas, alienação, voluntária ou involutariamente. E que cultura de qualidade hoje, é rara e cara. Qual é qual? Aí vai da cabeça de cada um. Mas pretendo falar aqui mais do que gosto do que o que não gosto.
Por enquanto é só isso.
Amanhã escrevo algo mais interessante.

Nenhum comentário: